História da Instituição

O Centro Social e Paroquial do Bom Jesus de Ponta Delgada é uma Instituição Particular de Solidariedade Social, tendo início de atividade a 01 de janeiro de 1996.

Segundo o fundador da Instituição, Sr. Pe. António Paulo Ponte de Sousa “…em Ponta Delgada, encontrei uma paróquia com uma igreja, uma casa e uma capela. Senti instantaneamente que havia algo mais a fazer e sabia que a alternativa passava pela área social.” (Sousa, 2016, p.103)[1]

Assim, foi fundado o Centro Social e Paroquial do Bom Jesus de Ponta Delgada que atualmente integra as seguintes respostas sociais: Estrutura Residencial para Pessoas Idosas (Lar de Idosos), Residência para Idosos, Centro de Dia, Infantário (berçário, transição e jardim-de-infância) e Serviços de Ajuda Domiciliária (lavandaria).

Importa referir que o logotipo da Instituição representa um Romeiro, remetendo assim ao simbolismo dos Romeiros que peregrinavam até à Igreja de Ponta Delgada. O Romeiro simboliza devoção, fé e amor ao próximo, características com as quais a Instituição foi fundada e vive em prol.


O Centro Social e Paroquial do Bom Jesus de Ponta Delgada depende hierarquicamente da Diocese do Funchal. A Diocese é responsável por nomear, de quatro em quatro anos, os membros da Direção da Instituição (composta pela Direção e pelo Conselho Fiscal). Saliente-se que os elementos da Direção e Conselho Fiscal exercem voluntariamente o cargo.
A Instituição encontra-se localizada na Estrada Padre Casimiro de Freitas Abreu, nº4, 9240-105 Ponta Delgada, concelho de São Vicente.

Tem os seguintes contactos: telefone 291 862 959 e e-mail geral@cspbomjesus.pt.
 
História das 5 respostas sociais
 
Centro de Dia 
A resposta social Centro de Dia foi inaugurada em outubro de 1998 e tem capacidade para 30 cidadãos. O objetivo desta resposta social é desenvolver um conjunto de atividades de apoio à população idosa, de modo a evitar o seu isolamento, contribuir para a sua manutenção no meio sociofamiliar, evitar ou adiar ao máximo o internamento em instituições, promover as relações pessoais e entre as gerações, retardar o processo de envelhecimento e proporcionar a ocupação dos tempos livres.
No caso concreto do Centro de Dia do C.S.P.B.J.P.D., é de referir que abarca pessoas oriundas das inúmeras localidades adjacentes à freguesia de Ponta Delgada, como sejam: Lameiros, Terreiro, Igreja, Terços, Lugar, Enxurros, Serrado, Tanque, Oliveira, Feiteiras, 1.ª, 2.ª e 3.ª Lombadas. Mais se informa que esta resposta social tem uma capacidade máxima para cerca de 30 cidadãos.         
  
Serviços de Ajuda Domiciliária (lavandaria)
A resposta social Serviços de Ajuda Domiciliária teve início em fevereiro de 1998 e engloba a prestação de cuidados individualizados e personalizados no domicílio dos clientes, designadamente idosos, adultos ou famílias que, por motivo de doença, deficiência ou outro impedimento, não possam assegurar (temporária ou permanentemente) a satisfação das suas necessidades básicas e/ou as atividades de vida diária. No caso concreto da resposta social dos Serviços de Ajuda Domiciliária do C.S.P.B.J.P.D., asseguramos a lavagem e o tratamento da roupa a cerca de 40 pessoas (capacidade máxima) pertencentes ao concelho de São Vicente (freguesias de Ponta Delgada e Boaventura).
  
Estrutura Residencial para Pessoas Idosas (Lar de Idosos)
A resposta social Estrutura Residencial para Pessoas Idosas (Lar de Idosos) entrou em funcionamento a 24 de julho de 2000 tendo capacidade para acolher 28 cidadãos/idosos. Esta resposta social visa o alojamento coletivo, em regime de internamento prolongado, para idosos em situação de maior risco de perda de independência. Tem como finalidade atender e acolher pessoas idosas cuja situação social, familiar, económica e/ou de saúde não permita a sua permanência no meio familiar.
Propõe-se a satisfazer as necessidades da pessoa idosa, por intermédio do desenvolvimento de estratégias de reforço da autoestima, da valorização e de autonomia pessoal e social, assegurando as condições de estabilidade necessárias ao incremento da sua capacidade autonómica para a organização das atividades da vida diária. De salientar é o facto de que se intenta sempre privilegiar a interação com a família e/ou significativos e com a comunidade, no intuito de otimizar os níveis de atividade e de participação social. 
 
Residência para Idosos
Esta resposta social tem como data março de 2006 e tem como objetivo o alojamento temporário ou permanente de oito cidadãos (capacidade máxima) que apresentem um razoável grau de independência. Neste entendimento, pretende-se garantir às pessoas idosas uma vida confortável num ambiente calmo e humanizado; prestar serviços adequados às necessidades das pessoas idosas; estabilizar ou retardar as consequências desagradáveis do envelhecimento; preservar e incentivar as relações familiares. 
 
Infantário
A resposta social Infantário foi inaugurada a 17 de novembro de 2004 e tem como principais objetivos: promover a integração e adaptação da criança; criar laços afetivos com a criança; fomentar a interação escola/família; promover a socialização e a autonomia da criança; estimular o desenvolvimento físico, a coordenação motora, e o desenvolvimento sensorial e cognitivo, a função simbólica e da linguagem; colaborar estreitamente com a família numa partilha de cuidados e responsabilidades em todo o processo evolutivo de cada criança; colaborar no despiste precoce de qualquer inadaptação ou deficiência, encaminhando adequadamente as situações detetadas.
O Infantário tem capacidade para receber 42 crianças, dos 4 meses aos cinco anos de idade distribuídos pelas seguintes salas: sala do berçário (com lotação para 12 bebés); sala de transição (com lotação para 15 crianças) e jardim-de-infância (com lotação para 15 crianças).
© Centro Social e Paroquial do Bom Jesus de Ponta Delgada © Desde 1 de janeiro de 1996